quarta-feira, 11 de março de 2009

VOCÊ JÁ SORRIU HOJE?

Etiqueta e Comportamento
Vera Vettorazi




Você já sorriu hoje?
Uma das crenças que impede muita gente de viver a vida de um jeito mais leve é a de que: “Precisamos ser sérios, para sermos mais respeitados”. E, infelizmente, as pessoas que pensam desta maneira, são levadas a perder o contato com aquela “coisa” interior do riso, da brincadeira e da espontaneidade, que pode trazer tanta alegria às suas vidas.

O riso é também uma forma de lidarmos com o que não conseguimos explicar. Ele nos possibilita o distanciamento temporário de coisas sobre o qual não temos controle.
O riso após emoções que poderiam nos desequilibrar e roubar a energia necessária para permanecermos na realidade, nos purifica e nos recoloca na situação, porém com muito mais segurança.
É muito bom quando nos tornamos capazes de perceber nossas próprias emoções e admitir sorrindo: fui surpreendido!
O fato de sorrir só causa bem estar, tanto ao nosso corpo como à nossa mente.O riso também pode definir nossa sanidade, pois só conseguimos sorrir quando estamos sãos.
O sorriso resgata a noção de aprender a brincar com nossa dor e descobrir meios de trazer nossas crenças para o presente, ajustando-as ao que somos hoje, ou seja, à nossa realidade.


As pessoas que conseguem rir lidam de forma muito mais saudável com a sua realidade, percebem o mundo e tudo que as cerca com intensidade e vitalidade. São mais humildes quando têm sucesso e menos derrotadas em momentos mais difíceis.É algo como não ter medo de viver o presente, o real, os fatos, porque existe um prisma de positivismo que as faz crer que existem infinitas saídas e formas de transformar os desafios em aprendizados.


Com certeza há coisas mais importantes na vida do que achar engraçado o que fazemos, mas não consigo imaginar qualquer outra coisa que faça a vida valer mais à pena, que o saber sorrir.
A vida não deveria ser vista de forma tão literal. Acredito que, ao contrário do que os "condicionamentos sociais" querem pregar, podemos ser criativos, respeitáveis, responsáveis e ao mesmo tempo bem humorados e positivos.
E decididamente, mais livres internamente.


vera@servgramado.com.br