quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Viajando com Elegância


Viajando com Elegância - Quem tem berço e é realmente educado, possui está qualidade incorporada desde criança. Portanto, não importa se está em casa, viajando a trabalho ou de férias, em qualquer lugar que esteja, terá um comportamento elegante, sem esforço.
Abaixo segue o segredo de quem parece nunca pisar na bola.
No Avião - Na primeira classe, business ou econômica: tente poupar os comissários. O fato de estar pagando mais caro só lhe dá direito a uma poltrona mais larga, champanhe e copo de vidro. De resto, eles não estão lá para resolver a sua insônia, dor nas costas ou carência de um ombro amigo.
Beber demais - bêbados são chatos em qualquer lugar e qualquer hora e a qualquer altura. Em um ambiente fechado, como em um avião, (onde a bebida sobe literalmente muito mais rápido que em terra) se tornam insuportáveis. Aliás, hoje a legislação internacional já reza que sejam desembarcados na primeira escala. Não é exatamente um bom começo nem fim de viagem, concordam?
Malas – Podem conferir: quanto menor a mala, mais viajado o dono dela. Quem viaja bem, viaja leve.
Evite malas enormes e difíceis de transportar e evite sacolas de mão(aquelas de lojas, que turistas de primeira viajem adoram!) que lhe farão parecer um ganso desequilibrado bamboleando pelos aeroportos e estações. Leve uma maleta de mão e pronto!
Em hotéis - Não há motivo para intimidade com porteiros, camareiras e garçons. Basta ser educado e cortês. Aprenda a reclamar para a pessoa certa: não adianta falar, por exemplo, com a camareira, sobre a limpeza de seu quarto. Existe um responsável pelo andar. Fale com ele. O mesmo se aplica ao pessoal do restaurante e recepção.

Nas lojas - Não insista com os vendedores para ganhar brindes e amostras grátis a mais do que já ganhou. (Que horror!) Você quer ser tratado como um cliente vip e não como um turista chato, certo? - Na Europa e nos EUA, mercadoria com a etiqueta pode ser trocada até mesmo seis meses após a compra. Porém, não abuse dessa boa fé. Não vale a pena bancar o “esperto” e usar a roupa uma ou duas vezes, indo trocar por outra no dia seguinte! (Que Feio!)

Para ser tratado como um vip, comporte-se como tal.

Telefone no Trabalho

• Vera Vettorazi
Telefone no Trabalho - Ao atender uma ligação suponha sempre que possa ser um novo cliente, portanto atenda com alegria e gentileza - a forma de atender, quando é grosseira, põe a perder todo o investimento em marketing, imagem etc. Se a pessoa quer falar com alguém próximo a você, e ela não puder atender, explique o fato, e se ofereça para ajudar no que for possível. Ou, informe aproximadamente quando a pessoa poderá ligar de volta (não deixe pessoas esperando ao telefone!). Se a pessoa tem um problema, e não pode atender, mostre que você vai fazer o necessário para resolvê-lo (não fique informando que é responsabilidade de outro, ou desleixo da empresa, etc.).

• Ao fazer uma ligação procure discar você mesmo - o interlocutor se sente mais dignificado ao receber sua ligação diretamente. Se não for possível, e você pede para alguém discar para você, esteja pronto para dar seqüência à ligação - é inaceitável deixar o interlocutor esperando...É cada vez maior o uso de "secretárias eletrônicas", ou "serviços de voz" atendendo ligações em empresas – embora não seja nada mercadológico. Esteja pronto para passar uma mensagem compacta, mas completa, sobre o que deseja.

• Ligações e atendimentos através de secretárias e/ou telefonistas: proíba terminantemente as expressões "meu querido", "meu bem", "meu amor", ou equivalentes. Treine para uma conversação curta, objetiva e educada. Ensine que mulheres devem dizer "obrigada" e homens, "obrigado". Proíba o atendimento comendo, ou mascando chiclete. Peça para um amigo ligar, de tempos em tempos, para avaliar a qualidade do atendimento, e relatar para você.

• Com telefones celulares: felizmente a moda e o status já passaram! Agora você já sabe que deve desligá-lo em muitas ocasiões (restaurantes, aviões, teatros, cinemas, reuniões, etc.). Também deve se afastar do grupo, se desculpando, quando tiver que atender, ou fazer, uma chamada urgente - o assunto deve ser sempre só seu, portanto fale em voz baixa. Verifique sempre sua "caixa postal", retornando a ligação aos que ligaram.
servgramado@servgramado.com.br