quinta-feira, 30 de outubro de 2008

OSTRAS


Comendo Ostras
A Ostra é um molusco que vive no interior de uma concha acinzentada, que se fixa em rochedos da orla marítima. É considerado afrodisíaco e de alto valor nutritivo.
Como aperitivo, são apresentadas numa grande travessa cheia de gelo picado com as conchas abertas e dispostas lado a l ado, por cima do gelo.
Como entrada em uma refeição pode ser servida da mesma maneira, só que em pequenos pratos individuais juntamente com o limão cortado em gomos.
Ao servir Ostras (não importa de que maneira vá servir) é sempre bom cada convidado ter ao lado uma cumbuca de água morna com gotinhas de limão (a famosa lavanda) para limpar a ponta dos dedos ao término da degustação.
Um bom Espumante ou Vinho Branco bem gelado acompanha muito bem este prato.
Como Comer?
Se pega a concha com a mão esquerda, espreme-se o limão por cima e com um garfo específico de três dentes tira-se o molusco para levá-lo à boca. O extrato concentrado na concha pode ser bebido em seguida, levado direto á boca.
Quando são servidas fechadas, se pega a concha com a mão esquerda e, com a ponta da faca, abre-se cuidadosamente.
Se forem servidas fora da concha, coloca-se um pouco no prato e leva-se à boca com o garfo. Na minha op inião, servir desta maneira não tem graça pois perde-se todo o glamour da apresentação do prato e na hora da degustação.
Não é muito difícil encontrar ostras, mas procure em peixarias de confiança, pois é importante que estejam absolutamente frescas.
As conchas normalmente vêm fechadas, e no preparo deverão ser abertas com a ponta da faca. (O molusco que está dentro se contrai quando tocado; mas não se assuste ele não morde e se contraiu é sinal que está bem fresco).

http://www.servgramado.com.br/
servgramado@servgramado.com.br
www.flickr.com/servgramadoeventos
http://servgramado.blogspot.com/