![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEim7M15NjnLsZyFTyJ-KDVeUj8GdOo5W_XPgF9ZokhyOi8-zZ-XETe8S7_V-E4rYiXCthU09eYGQD9sYmPwippbKl20Hfy5AIX8Bj52HrRO3U5-79E3vqGGO812odW5b7Mnbpp_pDih5XLL/s320/espa%C3%A7o+para+gran+formaggio.jpg)
Por Vera Vetorazzi
Uma Noite de Inverno em Gramado
O frio chegou com vontade e, nada melhor que nestas noites geladas, convidarmos nossos amigos para curtir uma noite de queijos e vinhos à beira de uma lareira.
Segue abaixo algumas dicas:
Em uma reunião com poucos convidados, quatro opções de queijo são suficientes. Para um grupo de 20 a 30 pessoas, coloque à mesa mais ou menos seis espécies.
A tábua para uma noite de queijos e vinhos deve ser composta de sabores, dos mais suaves aos mais fortes, mas há quem prefira não combinar mais de três tipos de massa e casca em uma mesma tábua.
Calcule cerca de 150 gr. de queijo por pessoa. Se você for oferecer outros aperitivos ou acompanhamentos, tipo patês, de preferência, pode diminuir a quantidade.
Se os queijos são partidos muito antes de serem servidos, podem perder a consistência, a temperatura e as condições ideais de consumo. O ideal é que sejam servidos na tábua peças com poucas fatias já partidas e cada queijo ter sua faca própria para que o sabor e o aroma de um, não interfira nas características do outro.
Não use faca de serra, que danifica a textura. Corte cada produto seguindo o formato original, em que foi comprado, começando pelo meio, até atingir o tamanho desejado. Assim, todos os convidados recebem uma distribuição uniforme do miolo e da casca dos queijos servidos.
![](http://3.bp.blogspot.com/_aA_l31WctKw/SScvStbf4fI/AAAAAAAADtU/znGj2hjXUv4/s320/y1pC-GDhU7sLeQBimldLLFNiJsmaEN1IbPzgLH7TI_yYXwuAy8_eRcG9vYeHqWsNp4X.jpg)
Não monte uma tábua muito grande, é preferível ter duas ou mais opções espalhadas pelo ambiente. Você pode agrupá-los por semelhança:
O melhor é que não fiquem em contato uns com os outros para evitar a mistura de sabores: Queijos suaves de massa macia : Estepe, Gouda ou Saint Paulin;
De mofo branco : Camembert , Brie);
De olhaduras (furos), do tipo suíço : Gruyère, Emmental;
De massa filada: Provolone , Mussarela);
Duros, de sabor mais picante: Parmesão, Reino;
De mofo azul : gorgonzola, roquefort.
Os pães enriquecidos com frutas secas, alho, lingüiça, gergelim ou nozes não são servidos para que não interfira no sabor dos queijos. Sirva para acompanhar, pães neutros do tipo francês, italiano, preto ,centeio, e torradas, que vão muito bem com queijos cremosos.
Frutas secas e também as frescas, são boas opções: figos, morangos, uvas, maçãs e cerejas que são as que mais combinam com queijos.
Para melhor apreciar o sabor de cada queijo, oriente seus convidados a começarem pelos tipos de sabor mais suave e deixar os de paladar mais intenso para o final.
Para culminar sua noite, que tal uma bela meia forma de Gran Formaggio? Além de decorativa, é um queijo dos deuses e vai completar sua noite, com muito sucesso.
www.servgramado.com.br
servgramado@servgramado.com.br
www.flickr.com/servgramadoeventos
http://servgramado.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário