sexta-feira, 15 de agosto de 2008

REGRAS BÁSICAS À MESA

• GASTRONOMIA E SERVIÇO
Por Vera Vetorazzi
Algumas Regras básicas à mesa.
Não se servir antes do anfitrião. Ao sentar-se à mesa no lugar que lhe foi indicado, o convidado já pode colocar o guardanapo de tecido dobrado ao meio (a parte interna voltada para o convidado) sobre o colo, mas não pode começar a se servir antes do anfitrião. Tratando-se de varias mesas, espera-se que todos em sua mesa estejam servidos, para começar.
Ao sentar-se. Durante uma refeição poderão surgir várias oportunidades para os homens demonstrarem atenção com as mulheres presentes (ajuda-las à sentar puxando a cadeira). Como o anfitrião prestará essa gentileza à convidada de honra à sua direita, o homem que está no assento seguinte também auxiliará a senhora à sua direita, e os demais farão o mesmo.
Posição à mesa. As cadeiras à mesa já facilitam a postura certa para a pessoa sentar-se: elas têm encosto reto, e assento curto. O convidado deve sentar com o tronco na vertical, descansar os pés sobre o piso sem apoiá-los nas travas frontal ou laterais da cadeira, (cruzar as pernas ...jamais!)
Propriedade no uso dos talheres. O talher a ser usado é o que está mais afastado do prato, (começa de fora p/ dentro). No restaurante, alguns talheres poderão ser retirados pelo garçom ou substituídos por outro de modelo diferente, isto dependerá do prato escolhido para a refeição. Porém ele os colocará na mesma ordem. Apesar dessa regra simples, é conveniente a pessoa procurar conhecer os vários tipos de talheres e a quais pratos seu uso se relaciona ,a fim de poder proceder com mais desembaraço. Quanto ao seu manejo e posições de descanso, falo disso um pouco mais nas outras edições.
Conversação. À mesa, converse tanto com seu vizinho da esquerda quanto da direita, e com os convidados à sua frente; participe preferencialmente do interesse geral pelo que dizem o anfitrião e a anfitriã. Conserve numa atitude atenta, sem ser tensa ou ansiosa. Cuidado com os efeitos das bebidas e do café.
Os cotovelos. Não colocar os cotovelos sobre a mesa é um preceito bastante conhecido. Cotovelos sobre a mesa enquanto mastiga, principalmente com o garfo e a faca nas mãos, compõem uma péssima postura à mesa. Apenas as mãos e os punhos podem apoiar-se sobre a mesa enquanto a pessoa come. Ao utilizar a faca e o garfo para cortar, mantenha os cotovelos próximo do corpo, para evitar tocar o vizinho de mesa.
Após os discursos e brindes, se houver, ou se não, a partir da sobremesa, durante o cafezinho e os licores, é tolerável uma postura menos formal e a atitude pode ser um pouco mais à vontade.
Falar enquanto come. É necessário saber falar enquanto se está comendo. Não falar com a boca cheia, não mastigar com a boca aberta tampouco mastigar ruidosamente. Poucas palavras e frases curtas quando se tem comida na boca, e interromper a refeição quando tiver que ser mais extenso, deve ser a regra .
Repetir pratos. Quando estão previstos vários pratos na ordem própria de uma refeição completa servida à francesa, (falaremos mais para a frente sobre o serviço à francesa), não se repete. Em uma refeição completa , um prato completa o precedente, de modo que a fome não será aplacada com o primeiro deles, mas somente ao fim da refeição, incluída a sobremesa.
No buffet. O buffet, seja em um restaurante , ou seja em casa de amigos, permite à pessoa servir-se na mesma ordem dos pratos de uma refeição completa. Os buffets têm as entradas, sopas, os comestíveis do primeiro prato e do prato principal. Quem não se apercebe disto, enche o prato de comida misturando todos os sabores, quando poderia ir ao buffet as vezes necessárias para comer na ordem própria de uma refeição completa, cuja seqüência é a mais apropriada à digestão, evitando também o exagero de um prato transbordante de comida.
www.servgramado.com.br
servgramado@servgramado.com.br
www.flickr.com/servgramadoeventos
http://servgramado.blogspot.com/

Nenhum comentário: