Etiqueta e Comportamento - Vera Vettorazi
Na Casa de Praia.
Um dos maiores prazeres para quem gosta de receber em sua casa de veraneio é o de hospedar amigos. Com tranqüilidade e bom humor, é possível fazer com que seus hóspedes sintam o prazer de estarem com você e sintam saudades da sua casa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYCx1lWk7CjGw5TZ-CF_EWxWgXRuW9FkhsBM6M0rNQLQmQxIQA5lGAW_J8TftTE9ouKCkYDwmcMEvRTZ00DvOYH0o7Ii5slJx273NHHU4sdILeQmuG4Y45wEZ7-XMDkVXCSvu4ebmMoNux/s320/casa+de+praia.jpg)
Anfitrião
Na praia tudo se torna mais fácil, pois a regra é a descontração. Mesmo assim é preciso uma dose de elegância e respeito com seu hóspede. Tenha em mente que o dia a dia vai se alterar um pouco, mas não se faz necessário grandes preocupações.
Prepare a casa para receber bem. Assim que seu hospede chegar, ofereça alguma bebida refrescante. Depois, mostre todos os ambientes e leve-o até seu quarto.a href="http://3.bp.blogspot.com/_aA_l31WctKw/SX9dmaI8TCI/AAAAAAAAECA/IiJB64Si48U/s1600-h/casa+de+praia.jpg">
![](http://3.bp.blogspot.com/_aA_l31WctKw/SX9dmaI8TCI/AAAAAAAAECA/IiJB64Si48U/s320/casa+de+praia.jpg)
Mais tarde veja se ele quer que você faça uma programação ou se quer ficar mais à vontade em seus passeios. E lembre-se: quem está de férias não quer saber de horários rígidos, principalmente na praia.
Para uma boa relação entre anfitrião e hóspede é fundamental convidar pessoas que você tem certeza que vão se dar bem e que você, tenha prazer em estar ao lado. Por isso, se alguém “não desejado” se convidar, não tenha receio em dizer que a casa está cheia ou dar qualquer outra desculpa. O mal educado, lembre-se, é ele.
Se informar sobre as preferências gastronômicas de seu convidado é sempre bom e se possível procurar atendê-las, é ótimo!
O bom anfitrião deixa os convidados livres para fazererem o que quiserem, mas tente programar alguns passeios para aproveitarem um pouco da estada juntos.
Dê uma cópia da chave da casa, assim eles vão se sentir mais à vontade e não correrão o risco de ficarem trancados do lado de fora. Desta maneira, você também poderá cuidar das suas tarefas particulares, sem maiores problemas.
Anfitrião perfeito faz os seus convidados se sentirem em casa e antecipa todos os seus desejos. É flexível quanto à mudança na rotina, sem deixar de oferecer um dia a dia razoavelmente organizado a seus amigos.
Hóspedes
A principal regra para o hóspede é não atrapalhar a rotina da casa e nunca prolongar a sua estadia além do que foi combinado, a não ser que o anfitrião passe o dia insistindo para você ficar mais alguns dias.
O hóspede ideal é aquele que chega e parte pontualmente sempre com presentes e novidades.
O hóspede ideal está sempre pronto para ajudar, participar, é disputado pelas crianças e, principalmente, contorna qualquer problema ou contratempo sorrindo sem reclamar de nada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBwYTm7lQhTWBg5t45mg4C1HhfXb6qJPrZqSQ7mexaeWz_WOmtLPot8ELJTYEVXCagXcV4c8vuj-898rAPlsdoj-xU_2yA6Y4ppS4d9oWryZ5_o6NZD2NVFiph3Y2ExqkamNlYJhA8qy9z/s320/barco.jpg)
E o mais importante: O hóspede ideal é aquele que deixa saudade.
vera@servgramado.com.br