![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3le8wXvccRHmujyFTSb2CHV6Y5Vu97nPvMZtSPgBJJe-ZZbn2eer-O7xUIaCjXthv5jVUijKXPe3Rgpb5TNjWo-k-BfZthC4zp6FH-SV936Q4wlb4CB8WYiWiYQV-vv4wuAt1p5l4bvrp/s320/OW001851.jpg)
• Gastronomia e etiqueta
Por Vera Vetorazzi
Remoção de resíduos: está despreparada, para comer em companhia de outras pessoas, aquela que cospe no guardanapo partes não comestíveis do que foi levado à boca e, os que cometem outras imprudências repulsivas à mesa.
A regra geral é: do mesmo modo que se levou o alimento à boca, é retirado da boca, qualquer sobra que seja necessária remover. Se uma fruta é comida com a mão, o caroço dessa fruta, será apanhada com os dedos.
O que se leva à boca, com um garfo ou uma colher, retira-se, passando da boca ao talher usado à um canto do prato.
A espinha de peixe: pode ser apanhada entre os lábios com os dedos. O caroço, a cartilagem, casca, etc., retirados da boca são deixados em um canto do prato em que se come, e não no pratinho de pão, nem no "sous-plat".
Acidentes de deglutição: Fragmentos de comida, são as mais freqüentes causas de engasgo. A espinha de peixe é um problema especial. Justamente por isso, a faca para peixe não é uma faca para cortar, mas para separar. A reentrância do talher de peixe na forma de espátula, serve para separar com cuidado a carne das espinhas ou dos ossos. Uma espinha de peixe pode inclusive ferir a boca e, como dito acima, pode ter que ser retirada com os dedos. Se sentir necessidade, a pessoa deve ir ao toiallete para cuidar mais à vontade do problema.
Bebida alcóolica: o copo de coquetel ou drinque aperitivo não é levado para a mesa de refeição. Durante o jantar deve-se beber apenas o que é oferecido como acompanhamento, a cada estágio da refeição, no momento oportuno
Agradecimento: Após participar de um jantar ou festa, a que foi convidado, sempre envie no dia seguinte uma mensagem de agradecimento ou telefone para comentar e cumprimentar o anfitrião pelo que você puder elogiar do evento.
Despedida: Em consideração aos anfitriões, despeça-se na hora oportuna, sem prolongar demasiado sua presença. Permanecer muito tempo, após o serviço de jantar, chá ou coquetel obriga o anfitrião, certamente já cansado, a pensar em algo mais para oferecer.
Cuidados importante: pouco batom para não manchar os copos nem deixar marcas notórias no guardanapo. Use o guardanapinho de papel, que deverá estar dentro do de tecido.
São cuidados que se deve ter ao participar de uma refeição, ainda que seja informal, na rotina diária e inclusive no lar.
www.servgramado.com.br
servgramado@servgramado.com.br
www.flickr.com/servgramadoeventos
http://servgramado.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário