![](http://2.bp.blogspot.com/_aA_l31WctKw/SSXt1jjUDII/AAAAAAAADsk/YHvmrRxWNMM/s320/y1pmXRcJp-j1Eee3qwMnWhNKL2xs7FbuoO6dIAwy0P3bN-4Y5bWH2m1xMcxhM1DiJUI.jpg)
•
Por Vera Vetorazzi
Talheres e Pratos.
Os talheres variam em tamanho e forma segundo as suas finalidades e, são dispostos numa certa ordem sobre a mesa, junto ao prato da refeição.
A ordem é simples: o garfo na mão esquerda retém a peça que é cortada com a faca na mão direita. O garfo é usado na mão esquerda não apenas quando se corta a carne ou outro alimento, mas igualmente para se levar o alimento à boca e, nessa posição, também é deixado sobre o prato, ao final da refeição.
Uma refeição completa compreende vários pratos e esta é a razão de tantos talheres, e de eles variarem de forma e tamanho.
Na figura ao lado estão dispostos os talheres para um jantar formal, compreendendo uma entrada, o primeiro prato, o prato principal e a sobremesa.
Os copos são para água e duas qualidades de vinho.
A ordem dos talheres e dos copos é a mesma em que os pratos serão servidos. Os primeiros talheres a serem usados são os mais afastados do prato, à direita e à esquerda, a começar pelos talheres da entrada. A faca e o garfo mais externos serão para o primeiro prato, geralmente a carne branca como peixe ou frango. Se for peixe, esse jogo de talheres será trocado pelo que é próprio para comer peixe.
A faca e o garfo mais próximos do prato são para o prato principal, e o jogo mais acima terá os talheres adequados à sobremesa. A pequena faca para passar manteiga fica sobre a borda do pratinho de pão no alto à esquerda.
Os demais utensílios são: o guardanapo e os copos; o de pé maior para água, o copo de pé menor para o vinho branco, que acompanha o primeiro prato, e o copo médio para o vinho tinto que acompanha o prato principal. Nos intervalos em que os talheres não estão sendo usados por algum motivo, como para usar o guardanapo, partir o pão, etc., o garfo é colocado fazendo um triângulo com a faca, está na posição oblíqua, já descrita da corda de um arco de flecha, e o garfo direcionado para a frente, com o cabo voltado para você. O talher usado nunca é deixado sobre o forro da mesa.
Durante uma troca de pratos, ou se a pessoa estende o prato para facilitar ser servida, ou ainda, se vai ao buffet servir-se uma segunda vez, os talheres usados não devem ser deixados sobre a toalha da mesa. É igualmente ruim sujar o sous plat (se houver)com alguma partícula ou gordura dos talheres, por isto a pessoa deve retê-los consigo, segurando-os juntos, na mão esquerda, em posição horizontal ao nível da mesa, e não na vertical. Ao terminar uma refeição, a pessoa deixa o garfo e a faca unidos em paralelo, dentro do prato, com os cabos apoiados na borda do lado direito, aproximadamente na direção 4:20 horas ou, com os cabos voltados para você, no na direção de 6:30 horas.
O lado cortante da faca deve estar voltado para o interior do prato e o garfo ao seu lado. É considerado mal educado deixar os talheres inclinados, com as pontas apoiadas nas bordas, do lado de fora e de cada lado do prato, como as asas abertas de uma ave.
Os talheres da sobremesa podem ser deixados sobre a toalha desde o início da refeição, colocados logo acima do prato de serviço, linearmente entre o pratinho de pão (ou de manteiga) e os copos. O cabo da colher de sobremesa é voltado para a direita e o cabo do garfo para a esquerda.
Utilizar corretamente os talheres é fundamental para as boas-maneiras à mesa.
www.servgramado.com.br
servgramado@servgramado.com.br
www.flickr.com/servgramadoeventos
http://servgramado.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário