quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Telefone no Trabalho

• Vera Vettorazi
Telefone no Trabalho - Ao atender uma ligação suponha sempre que possa ser um novo cliente, portanto atenda com alegria e gentileza - a forma de atender, quando é grosseira, põe a perder todo o investimento em marketing, imagem etc. Se a pessoa quer falar com alguém próximo a você, e ela não puder atender, explique o fato, e se ofereça para ajudar no que for possível. Ou, informe aproximadamente quando a pessoa poderá ligar de volta (não deixe pessoas esperando ao telefone!). Se a pessoa tem um problema, e não pode atender, mostre que você vai fazer o necessário para resolvê-lo (não fique informando que é responsabilidade de outro, ou desleixo da empresa, etc.).

• Ao fazer uma ligação procure discar você mesmo - o interlocutor se sente mais dignificado ao receber sua ligação diretamente. Se não for possível, e você pede para alguém discar para você, esteja pronto para dar seqüência à ligação - é inaceitável deixar o interlocutor esperando...É cada vez maior o uso de "secretárias eletrônicas", ou "serviços de voz" atendendo ligações em empresas – embora não seja nada mercadológico. Esteja pronto para passar uma mensagem compacta, mas completa, sobre o que deseja.

• Ligações e atendimentos através de secretárias e/ou telefonistas: proíba terminantemente as expressões "meu querido", "meu bem", "meu amor", ou equivalentes. Treine para uma conversação curta, objetiva e educada. Ensine que mulheres devem dizer "obrigada" e homens, "obrigado". Proíba o atendimento comendo, ou mascando chiclete. Peça para um amigo ligar, de tempos em tempos, para avaliar a qualidade do atendimento, e relatar para você.

• Com telefones celulares: felizmente a moda e o status já passaram! Agora você já sabe que deve desligá-lo em muitas ocasiões (restaurantes, aviões, teatros, cinemas, reuniões, etc.). Também deve se afastar do grupo, se desculpando, quando tiver que atender, ou fazer, uma chamada urgente - o assunto deve ser sempre só seu, portanto fale em voz baixa. Verifique sempre sua "caixa postal", retornando a ligação aos que ligaram.
servgramado@servgramado.com.br

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