MODERNIDADES!!
Jamais tivemos tantas ferramentas de comunicação como hoje. Percebi isto com mais intensidade neste final de semana que estive revirando tudo na minha casa preparando minha mudança de endereço.
Nossa! Quantas cartas, bilhetes, telegramas de pessoas tão amigas e carinhosas que se davam ao trabalho de demonstrar que estavam pensando na gente, com saudades, com amor, querendo receber notícias e etc. (estou entregando minha idade, mas adoro todo este tempo que já vivi, e o tipo de vida que tive!!!
Tenho saudades do final dos anos 60 e dos anos 70. Não tínhamos celular, muitos nem tinham telefone fixo. Agora com o advento do celular, Orkut, MSN, Email, Twitter e todos os sites de relacionamentos que existem, estou convencida de que em toda a história da humanidade, esta é a era em que as pessoas sentem-se mais isoladas. Em outras épocas "um dos prazeres da sociedade era conversar". E era mesmo.
Hoje, há a navegação via net e as conversas virtuais ocuparam uma boa parte desse prazer, e por mais que tenhamos saudades das velhas cartas, tornou-se muito melhor para todos nós.
Mas com estas novidades, acabamos perdendo a prática do convívio. Da conversa olho no olho. E com isso, é natural que o traquejo social tenha caído a um nível sofrível.
É natural que as pessoas não saibam mais conversar, nem como reagir quando em grupos que não se conhecem tão bem. Afinal de contas estamos todos atrofiados pelo fato de podermos conversar sempre e apenas quando nos convém, de salas de Chat ou por e-mail e etc.
Vejo pessoas, jovens, que quando confrontadas com a necessidade de enfrentar uma conversa ao vivo com alguém que não conhece em uma festa ou em algum lugar, não importa onde, desistem do intento ou se sentem apreensivas e aflitas.
Gente, para ser um bom conversador e um bom ouvinte, ninguém precisa desejar voltar ao passado nem largar as modernidades. Precisa saber somente que há verdadeiros pecados que não podemos cometer quando estamos frente a frente com alguém.
• A desatenção quando alguém nos fala.
• A vontade de querer dominar a conversa e o assunto.
• O vício de sempre querer fazer graça.
• O espírito de contradição.
Como hoje todos são mais informais, os encontros ficaram mais democráticos. Mas quem quer fazer graça o tempo todo corre o risco de se transformar no palhaço da turma e de ser pouco levado a sério quando for preciso.
Questionar o tempo todo não estará dando prova de inteligência e sagacidade, e sim truncando a conversa e colaborando para que o clima fique mais tenso e pesado.
Ficar contradizendo o tempo todo, jamais!
E esteja sempre atento ao que estiver sendo dito.
Pense nisto!
Continue aproveitando tudo de bom que a Internet nos oferece, inclusive as informações que são tão boas como cultura geral e poderão ser usadas como assunto em rodas de conversas.
E, nunca esqueçam:
- Uma conversa olhos nos olhos tem lá seu grande valor!!!!
Imagens: Corbis
servgramado@servgramado.com.br
www.flickr.com/servgramadoeventos
54 3286 3044 / 3286 7727
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário