quarta-feira, 15 de julho de 2009

LIDERANÇA X COMPETÊNCIA X CORAGEM


LIDERANÇA X COMPETÊNCIA X CORAGEM
Nem todo mundo nasceu para ser líder. E isso não tem nada a ver com genética ou qualquer outra prerrogativa não importa qual. Liderar significa correr riscos.
Esta ação gera medo em certas pessoas. Ter de assumir uma posição é algo incômodo, pois gera ansiedade, dúvida, insegurança. Há indivíduos que preservam mais do que tudo sua sensação de segurança e assumir o papel da liderança é exatamente quebrar este equilíbrio.

Conheci varias pessoas que ocupavam cargos comuns em empresas e quando alcançaram uma posição de liderança tornaram-se grandes fracassos, muitas vezes pela soberba, vaidade, complexo de superioridade e etc.

Até o início dos anos 80 era muito presente no ambiente profissional a velha máxima: para ser líder, gerente ou diretor é preciso ter tempo de casa. Dali até os dias atuais vemos cada vez mais este tipo de pensamento e atitude sendo extinta. No mundo competitivo atual não há mais espaço para protecionismos, e sim para a competência.

Mas, aí o erro continua só que de outra forma: Promove-se aquele que é muito competente no que faz e esquecem de que há diferenças entre a competência técnica e a competência da liderança.
Não basta ter a capacitação apenas; é preciso ter o preparo comportamental, mas principalmente a vontade de liderar se deixar que a liderança suba à cabeça. É necessário ter identificação com o papel da liderança. Saber que ao assumir esta posição o indivíduo lidará com uma atividade que vai além daquela que aprendeu na universidade. Por isso, é preciso ter coragem para liderar.
Para ser um Líder é preciso saber lidar com um fator muito importante: “O ser humano”. E nem todos “competentes e capacitados” estão preparados para saberem lidar com este fato. Não há demérito em não ser líder. Imagine se o mundo fosse repleto de líderes, como conseguiríamos viver? Há espaço para todos, líderes e liderados.
A sociedade atual por vezes induz os indivíduos a assumirem uma posição que não lhes diz respeito. Por isso, clarifique para si mesmo o que quer. O que te faz bem.
Ao perceber que a atuação como um líder é algo instigante, desafiador, enriquecedor, vá em frente: prepare-se, estude, pratique, mas tenha a humildade para saber reconhecer no meio do caminho se é isso mesmo o que você quer.
Há momentos na vida que precisamos recuar para poder avançar. Há situações que é melhor esperar, analisar e aprender, para depois seguir em frente. Aí sim o indivíduo se sentirá realizado!

servgramado@servgramado.com.br

www.flickr.com/servgramadoeventos

WWW.flickr.com/locar-servgramado

Nenhum comentário: